Busca Racional por Novos Fármacos de Origem Vegetal ACC – FAR 454IntroduçãoPara a implantação de programas de fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) vários marcos legais foram desenvolvidos. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) orienta uma série de ações que concretizam essa proposta, levando em conta a integralidade, universalidade e equidade. O trabalho desenvolvido na ACC-FAR-454 aborda várias estratégias desenvolvidas no Estado da Bahia para a implantação da fitoterapia no SUS.
MetodologiaNessa diretriz, além de aulas teóricas, foram realizadas práticas de cultivo de plantas medicinais nos campos da Faculdade de Farmácia e Pavilhão de Aulas do Canela da Universidade Federal da Bahia; visita a projetos populares de ações tradicionais de Saúde, como o da Botica da Terra, com confecção de produtos fitoterápicos, o Terreiro Banto Manso Dandalungua; e visita técnica com realização de entrevistas na Feira de São Joaquim e no Distrito Monte Recôncavo, na cidade de São Francisco do Conde. ResultadosRealizaram-se entrevistas com os erveiros e com os usuários na Feira e no Monte Recôncavo. Os alunos executaram ações monitoradas de produção de mudas, coleta, secagem e armazenamento, elaboraram folder e cartilha informativa para orientação da população de Monte Recôncavo, bem como a produção de tintura com o guaco, Mikania glomerata , para posterior fabricação de um fitoterápico, através da manipulação de xarope, realizando assim um ciclo completo da proposta do Ministério da Saúde referente ao modelo Farmácia Viva (Portaria MS/ANVISA 886, D.O.U de 22/04/2010).
DiscussãoOs alunos puderam observar a utilização de plantas medicinais nos aspectos técnicos, farmacológicos e ritualísticos, bem como interagir com a população e conhecer o uso tradicional dessas plantas. Foram utilizadas estratégias indicadas nas diretrizes do PNPMF, referentes ao respeito às práticas tradicionais e às orientações do Comitê de Medicina Tradicional OMS/OPAS. A integração da comunidade acadêmica com a população é fundamental para se construir uma universidade com compromisso social de verdade. BibliografiaSite do Ministério da Saúde, PNPMF e Banco de Dados do Programa Farmácia da Terra/UFBA.
|